Kan ban
Surgimento
A teoria de Relações Humanas surgiu nos EUA na crise de 1929, sendo impulsionada pelas conclusões das experiências desenvolvidas na Western Eletric, no bairro de Hawthorne por George Elton Mayo e seus colaboradores.
Mayo e seus colaboradores então perceberam que os operários eram conduzidos pela fadiga, excesso de trabalho, acidentes de trabalho e a rotatividade do pessoal por conta das más condições do local de trabalho.
Início da Crise Econômica
Nas primeiras décadas do século XX, os EUA passaram por uma fase de grande crescimento econômico, alavancando a economia do mundo inteiro. Contudo a partir de 1925 começaram a enfrentar sérias dificuldades econômicas, devido principalmente ao fato dos salários não terem acompanhado o aumento da produção, ou seja, havia muitos produtos, mas não compradores, pois os salários eram pequenos e os empregos foram reduzidos, gerando, assim uma super produção e uma crise no sistema econômico.
Toda essa crise resultou em falências de diversas áreas tais como: indústrias, bancos, seguradoras e etc. Não obstante o desemprego nos EUA ultrapassou a margem dos 12 milhões, o que proporcionou uma crise mundial, pois os principais consumidores de inúmeros produtos gerados em todo o mundo eram os americanos.
Experiência de Hawthorne
Por fim Elton Mayo dividiu seu experimento em quatro fases, sendo elas:
1ª Fase
Nessa fase o objetivo da experiência era verificar o efeito da iluminação sobre o rendimento dos operários. Dois grupos de operários foram instalados em salas diferentes, tendo então que fazer o mesmo serviço, porém em iluminações diferentes, ou seja, um grupo trabalhava sob uma iluminação variável e o outro sob uma iluminação constante.
Conclui-se que a iluminação não influenciava o rendimento dos operários, mas notava-se preponderância do fator psicológico sobre o fisiológico.
2ª Fase
Nessa fase o objetivo da experiência era verificar se com novas