Kaizen
A expressão Kaizen significa literalmente, MUDE (KAI) para tornar-se BOM (ZEN), como apresentado na Figura II.1. A metodologia Kaizen foi desenvolvida e aplicada pelo engenheiro Taichi Ohno e ficou mundialmente conhecida e respeitada devido a sua intensa aplicação pelo Sistema Toyota de Produção, que baseava-se em esforços contínuos para melhoria do sistema.
Figura 1: Significado da Palavra Kaizen
Fonte: TBM Consulting, 2000
De acordo com a TBM Consulting, 2000, a metodologia Kaizen aplica algumas estratégias fundamentais baseadas no tempo que toda manufatura deve considerar:
• Qualidade: como melhorá-la;
• Custo: como controlá-lo;
• Entrega Pontual: como garanti-la.
Em relação à Qualidade do processo, a organização deve sempre procurar minimizar o tempo entre a ocorrência, detecção e ação corretiva de um erro. Deve-se também buscar sempre a eliminação das causas principais do problema ao invés de apenas corrigi-lo.
Quanto ao Custo, a organização deve se ater à redução dos prazos de entrega pois leva a redução de custos de manipulação, estoques de processo e de produtos finais.
Tempos de respostas cada vez menores geram uma confiabilidade maior do mercado em relação a empresa. A estratégia de Entrega Pontual resulta em prazo de entrega reduzido, menos estoques de produtos, maior desempenho na entrega.
Caso ocorra um fracasso na melhoria de todos esses três pontos significa perda de competitividade se analisarmos o comportamento atual dos mercados (TBM CONSULTING, 2000). Aplicar a metodologia Kaizen significa verificar no processo uma oportunidade de melhoria e buscar soluções para ela e implantar os resultados.
A metodologia Kaizen pode ser aplicada em qualquer processo produtivo no qual exista um padrão nas atividades. Pode ser aplicada em vários setores empresariais como por exemplo: automobilístico, produção de alimentos e bebidas, vestuário, entre outros. (TBM CONSULTING, 2000)
O Kaizen também pode ser aplicado no setor