Kaizen
MUDANÇA EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO ENXUTA
THE KAIZEN METHODOLOGY IN THE CONDUCTION OF CHANGE
PROCESSES ON LEAN MANUFACTURING SYSTEMS
Cesar Augusto Campos de Araujo
1
; Antonio Freitas Rentes
2
1
Engineering School of São Carlos – EESC – São Carlos – Brasil cesar@hominiss.com.br
2
Engineering School of São Carlos – EESC – São Carlos – Brasil rentes@sc.usp.br
Resumo
Muitas empresas têm buscado implementar os conceitos, técnicas e ferramentas da Produção
Enxuta, principalmente, pela expectativa dos ganhos dramáticos já relatados na literatura em vários aspectos, tais como: lead-time interno, estoque em processo, aumento de produtividade, etc.
No entanto, em muitos casos, a principal dificuldade encontrada não reside somente no desenvolvimento do sistema enxuto, mas na forma de condução efetiva da mudança no chão-dafábrica. O objetivo deste artigo é mostrar a aplicação e implementação dos conceitos de produção enxuta por meio da metodologia Kaizen em uma empresa do setor médico-odontológico. Serão apresentados os conceitos utilizados no processo de implantação, bem como alguns resultados e conclusões obtidas.
Palavras-chave: produção enxuta, kaizen, mudança organizacional.
1. Introdução
De acordo com WOMACK, JONES E ROOS (1992), após a segunda guerra mundial a indústria japonesa desenvolveu um conjunto de novas práticas de manufatura que alavancaram sua competitividade global: trata-se das técnicas da produção enxuta.
Para WOMACK & JONES (1998), a produção enxuta busca identificar e eliminar sistematicamente desperdícios na cadeia produtiva, sendo desperdício definido como qualquer atividade que absorve recursos e não cria valor. Dentre os principais tipos de desperdícios, podemos destacar: superprodução, tempos de espera (de pessoas e/ou equipamentos), transporte excessivo de materiais, processos inadequados, erros que exijam retificação, inventário desnecessário,