Trabalho colegial lhc
(grande colisor de hádrons)
LOCALIZAÇÃO
O LHC é um anel subterrâneo com 26.659 metros de circunferência, localizado na fronteira entre a suíça e a frança. A instalação faz parte do Cern, o maior laboratório europeu de física de altas energias.
O ACELERADOR DE PARTICULAS
Por meio de imas poderosíssimos, os cientistas conseguem fazer com que prótons - as partículas de carga positiva que compõem os átomos - corram pelo gigantesco anel subterrâneo acelerados a 99,99% da velocidade da luz. Ao colidirem uns com os outros com tamanha energia, esses prótons produzem um seminumero de partículas elementares.
EXPERIMENTOS
Ha seis detectores "plugados " ao LHC para medir os resultados das colisões de prótons.
Detectores de pequeno porte
Os detectores Totem e LHCf são os menores do grupo. eles trabalhão com os prótons que sobrevivem à colisão, passando "de raspão" pelo feixe que vem na direção contraria.
Detectores de médio porte
Os detectores Alice e LHCb são de médio porte e tem funções especificas: o primeiro tentara criar em laboratório as condições do Universo logo apos o Big Bang; o segundo tentará explicar por que o cosmo é todo feito de meteria, e não antimateria,
Detectores de grande porte
Os detectores de grande porte Atlas e CMS têm os mesmos objetivos, embora usem técnicas diferentes. a idéia é investigar uma gama variada de partículas e subpartículas geradas pela colisão.
.
OS OBJETIVOS
As metas do LHC são bastante ambiciosas. A principal delas é encontrar uma partícula denominada bóson de Higgs - que explicaria como todas as coisas do Universo possuem massa. Também será possível investigar se há outras dimensões espaciais alem das três conhecidas e estudar como a evolução do cosmo deve ter começado.
O PREÇO
Estima-se que mais de 3 bilhões de euros tenham sido gastos na construção do gigantesco complexo.
Entendendo o funcionamento e objetivos do acelerador de partículas LHC
Os cientistas estão comemorando tanto ,