Mecanização na apanha da azeitona
A Miranda Aluno nº33892 do curso de Engenharia Agronómica da UTAD andre_agronomica@hotmail.com
Resumo
No âmbito da disciplina de Técnicas de Comunicação de Inovação Tecnológica, foi proposto aos alunos a realização de um trabalho cujo tema fosse relacionado com o seu curso e que apresentasse uma forte acentuação em inovação tecnológica.
O meu trabalho é sobre a colheita de azeitonas por meios mecânicos e automáticos e intitula-se como “Mecanização na apanha de azeitona”.
A azeitona é extraída da Oliveira durante o período Novembro-Fevereiro, variando de região para região.
É da azeitona que se extrai o azeite que é um alimento usado principalmente como tempero nos cozinhados.
Neste trabalho falo primeiramente dos processos manuais que existem para apanhar a azeitona, para ser possível fazer uma comparação com os processos inovadores e comparar a eficiência das máquinas com o trabalho manual.
Seguidamente abordo os primeiros utensílios e máquinas que foram usados para apanhar azeitonas que possibilitou um pequeno progresso na eficiência do trabalho.
O trabalho prossegue com uma abordagem mais complexa sobre as primeiras máquinas agrícolas especializadas em colher azeitona e denominam-se como os vibradores.
Mais especificamente, faço referência aos vibradores frontais, direccionais e multi-direccionais.
No trabalho faço uma abordagem sobre cada um dos vibradores, o modo como funcionam, a sua eficiência e as capacidades das máquinas.
Seguidamente mostro um quadro simples onde faço referência das vantagens e desvantagens destes vibradores e do processos manuais.
Para finalizar faço uma pequena abordagem duma máquina construída especialmente para trabalhar especialmente em olivais super intensivos que intitula-se como Collossus.
-------------------------------------------------
Palavras-chave: Inovação, tecnologia, azeitonas. * *
Introdução ao trabalho
A azeitona é fruto que provém da