Kaizen e Jikoda
KAI - Mudança
ZEN - Bom (para melhor)
O conceito Kaizen
Kaizen significa melhoramento, mais do que isto, significa contínuo melhoramento na vida pessoal, na vida domiciliar, na vida social e na vida no trabalho. Quando aplicado no local de trabalho, Kaizen significa contínuo melhoramento envolvendo todos, tanto gerentes, quanto funcionários.O objetivo do Kaizen é fazer com que as pessoas que trabalham numa empresa, fabricando qualquer tipo de produto ou prestando serviços, passem a ter, através da filosofia, das ferramentas, das técnicas e conceitos do Kaizen, uma melhor dimensão do mundo competitivo em que vivemos e fazer com que tudo seja melhor, cada vez melhor: o ser humano, sua vida, sua família, sua empresa e o país como um todo.
Kaizen é uma forma de buscar muitos e pequenos melhoramentos, sem muito investimento, atingindo padrões cada vez mais elevados. O principal caminho para isto, é o investimento na cabeça das pessoas, pois assim teremos um melhoramento gradual e interminável.
Kaizen é o conceito predominante atrás da boa administração. Ele é o elo que une a filosofia, os sistemas e as ferramentas para solução de problemas desenvolvidos no Japão nos últimos 40 anos. Seu princípio é o melhoramento e a tentativa de sempre fazer melhor.
Esta prática de gestão seria revelado em 1986 por Masaaki Imai no livro Kaizen-The Key to Japan's Competitive Success, o autor colocou uma série de inovações de gestão japonesas, até ali olhadas separadamente, debaixo do que ele chama um "guarda chuva" conceitual. No 'kaizen' abrigam-se práticas que vêm desde os anos 50, como o "just in time" iniciado na Toyota por Taiichi Ohno ou o controle da qualidade total esquematizado por gurus japoneses, como Kaoru Ishikawa, que assimilou os conceitos da qualidade importados para o Japão pelos americanos Deming e