Kabbalah
História de Israel 2012.2
Aluno : Mauricio Almeida Filho
Trabalho de pesquisa – Kabbalah
Cabala, ou kabbalah, é a filosofia esotérica judaica que visa conhecer a Deus, e significa recepção.
Figura [ 1 ] - 72 nomes do eterno e único Deus
De acordo com a sabedoria da kabbalah, a realidade consiste de duas forças, ou qualidades: o desejo de receber e o desejo de dar, também conhecido como o Criador. A sabedoria da kabbalah é uma ferramenta cientifica para estudar estas duas forças que são a fundação de tudo à nossa volta e possui as chaves dos segredos do universo e as chaves para os segredos do coração e da alma humana, além de explicar a complexidade do universo físico e meta físico. O mais antigo literário é “O Livro da Formação”, sendo que alguns judeus atribuem sua autoria ao próprio Abraão, outros a Sefer Yetzirah” considerado por datação de (pelo menos) antes do sec VI. Os estudantes da kabbalah se chamam maskilim (o iniciado).
Tudo começa em Ezequiel 1:1-28, onde temos que Ezequiel teve uma visão de Deus em seu trono nos céus, essa visão inspirou um grupo de judeus místicos que passou a estuda-la, tentando reproduzi-la a partir de meditações e transes esperando que a mesma pudesse os aproximar de Deus, tornando-os um só com Ele. Os primeiros místicos judeus usaram o nome Maasse Bereshit (Trabalho da Criação; inspirados no livro do Gênesis) e Maasse Merkabá (Trabalho da Carruagem; relacionado com a visão de Ezequiel), e mais tarde, provavelmente sob influência do gnosticismo, tomaram como nome Chokmá Ha-Emet (Sabedoria da Verdade).
Estes estudos se tornaram o modelo judeu de elevação mística evoluindo até a Kabbalah.
No sec II, época em que os judeus eram perseguidos por exercer a sua fé, apareceu o rabino Sefer Yetzirah que fugiu dos romanos e se escondendo numa caverna, passou a estudar a torah de forma mística, continuando os estudos dos judeus antigos, iniciando e dando forma maior a Kabbalah.
Com