Juventude x álcool
LUIZA LANA CASTRO MADEIRA
PLANEJAMENTO TEXTUAL
Belo Horizonte
2013
Planejamento textual
Tema: O consumo excessivo de bebidas alcoólicas, quais os impactos sobre a sociedade e como tentar minimizar.
Recorte: O consumo de álcool na juventude, quais as razões que levam os jovens a começar a ingerir as bebidas alcoólicas cada vez mais cedo, quais os problemas decorrentes disso e como evitar.
Projeto de dizer: A finalidade do texto é alertar a população em geral sobre o consumo de álcool pelos jovens, quais os riscos que o álcool pode causar e como podemos evitar que o abuso das bebidas alcoólicas se prolifere.
Contexto sociocognitivo: Sociedade em geral.
Variante linguística: Linguagem coloquial
- Primeiro parágrafo: Contextualização do tema.
Sujeito Determinado/Psicológico.
- Segundo parágrafo: Contextualização do recorte.
Sujeito Determinado.
- Terceiro parágrafo: Um dos motivos do uso do álcool na puberdade.
Sujeito Psicológico.
- Quarto parágrafo: Consequências e perigos da bebida.
Sujeito Determinado/Psicológico.
- Quinto parágrafo: Propostas para que diminua o consumo de álcool.
Sujeito Psicológico.
Álcool na juventude As bebidas alcoólicas pertencem ao grupo das drogas lícitas mais consumidas no Brasil. O consumo excessivo dessas bebidas se tornou um grande causador de problemas sociais. Embora muitas pessoas tenham em mente que o uso em excesso é realmente um grande problema, existe uma dificuldade em mudar o comportamento dos consumidores, que geralmente, associam o álcool a momentos de diversão e descontração. O consumo do álcool está ocorrendo cada vez mais cedo entre os jovens e já se tornou uma prática, até mesmo por jovens menores de idade, nos bares, festas, shows e etc. Existem muitos fatores que induzem o uso de álcool já na puberdade, entre eles: propagandas apelativas, consumo pelos adultos na família e a suposta associação de