Justo
Podemos falar que o homem é parte de uma cidade, e a sua felicidade depende da “felicidade da cidade”. Então o que podemos dizer que o homem feliz e aquele que chega a cidadania.
Para que isso ocorra o homem tem de agir conforme as virtudes (justo meio), ser “virtuoso” que significa ( que tem o habito de praticar o bem, honesto).
Para ser virtuoso homem precisa usar uma virtude intelectual: É a capacidade de aprender com o dialogo em busca do verdadeiro conhecimento. Virtude moral: É o habito considerado bom de acordo com a ética.
O homem evita os vícios por falta e por excesso, e atinge o justo meio.
Ex: vaidade (excesso), modéstia (por falta)
Para Aristóteles não é possível chegar ao justo meio sem ação, claro que pra calcular perfeitamente a sua ação, o homem tem de ter alma.
Justiça e Amizade
Em relação à justiça, ela pode ser:
Individual: quando a relações entre as pessoas, a própria pessoa e outros.
Sociais: Relações entre indivíduos e o governo por leis.
Justiça para Aristóteles consiste em distribuir os bens em suas devidas proporções. Exemplo: (crimes, pena, prêmios, mérito demonstrado).
Também deve ser levado em conta com a diferença entre as pessoas. Exemplo: Servir o filho durante a refeição em quantidades diferentes para cada um, de acordo com a idade, apetite, condições de saúde.
Amizade: É o coroamento da vida virtuosa, possível apenas entre os prudentes e os justos, já que a amizade requer a justiça e a generosidade. Ama a si e os amigos de maneira generosa para Aristóteles é o q a de mais necessário para viver.