Justiça para todos
O referido trabalho, visa analisar juridicamente o filme “Justiça para todos”.
A análise realizada será feita através dos conhecimentos obtidos na Disciplina Instituições Jurídicas e ética.
2. Resumo: Filme “Justiça para todos”
A obra foi lançada em 1979, o título do filme é uma referência ao juramento à bandeira dos EUA, cuja frase final faz referência a liberdade e a uma justiça universal.
O filme procura demonstrar, que, ao contrário, não existe uma justiça universal, e que este modelo de sistema, ancorado no Liberalismo, estaria esgotado. Há na realidade, um sistema que diferencia pessoas por classe, raça e gênero.
Às vezes a defesa vai tão longe para livrar a pessoa que sentimos quase como se ultrapassassem os limites e abusassem das razões pelas quais o sistema foi criado. Mas isso só acontece nos casos envolvendo gente importante. No outro extremo, as pessoas são negligenciadas e presas quando, na verdade, não tiveram um julgamento.
Todos estavam ocupados com outra coisa. Era um advogado apontado pelo Estado e ele não estava atento, ou qualquer coisa assim. E aquela pessoa vai para a prisão e, só fica sabendo depois.
3. ÉTICA- Fonte de direcionamento ao aplicador da Lei
Conceito de Ética:
A palavra “Ética” vem do grego ethos, que significa, etimologicamente, caráter, conduta, estando mais ligada à consciência individual, não esquecendo que todas as atitudes pessoais se refletirão na coletividade. Assim sendo, ela busca distinguir o bem do mal, orientando sempre as ações humanas para o lado positivo.
O professor Marcus Cláudio Acquaviva, conceitua em seu livro ética como:
a) A Ética observa o comportamento humano e aponta seus erros e desvios;
b) formula os princípios básicos a que deve subordinar-se a conduta do homem;
c) a par de valores genéricos e estáveis, a Ética é ajustável a cada época e circunstância.