Crase 1
Comunicação e expressão - Professora Isabel Mendes - 15/5/14
-Ler e completar os exemplos!
→ Atenção! Completa este material o Capítulo 9, do livro de Comunicação e Expressão.
CRASE
Crase é a fusão ou contração de duas vogais, sendo uma preposição A e outra artigo A ou AS. A indicação de que ocorreu crase é feita através do acento grave (`).
REGRA GERAL- Haverá a crase sempre que o termo regente (antecedente) exigir a preposição A, e o termo regido (consequente) admitir, aceitar o artigo A. Ex.: Dirigiu-se a a sala. à prep. + artigo
Então, a Regência de certos verbos e nomes é fundamental para determinar a ocorrência de crase:
OBS.: A preposição A pode unir-se, também: ao A que inicia os pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s), aquilo; Ex.: Vou ....quele bairro. ao A que inicia os pronomes relativos a qual, as quais; Ex.: Esta é a cidade .... qual nos referimos. aos “pronomes demonstrativos” A e AS. Ex.: Sua caneta era igual ...... que me deste.
CRASE OBRIGATÓRIA
1- Antes de nomes femininos que admitam o artigo A ou AS quando o verbo pede a preposição A. Ex.: Vamos ...... escola. Como a crase é a fusão de A+A ou A+AS, substitui-se a palavra feminina por um substantivo masculino na mesma função. Se antes aparecer AO (preposição A + artigo O), haverá crase antes da palavra feminina. Ex.: Vamos AO colégio. (palavra masculina) Ou seja: Vamos À escola. O menino não obedeceu ....... professora. Ofertou um livro ..... irmã.
2- Na marcação das horas ou de partes do dia. Ex.: Encontramo-nos ........ uma hora. ( de há uma hora) Chegaste ........ 15h. O médico