desafio profissional
Froebel acreditava que as crianças eram especiais e pensava que elas deveriam crescer livremente... como flores no jardim...
Livres para crescer do seu próprio jeito ...então ele fez um grande jardim para elas brincarem ... e o chamou ...jardim da infância ou ...
O alemão Friedrich Froebel foi um dos primeiros educadores a considerar o início da infância como uma fase de importância decisiva na formação das pessoas.
Froebel viveu em uma época de mudanças de concepções sobre crianças e esteve à frente desse processo na área pedagógica, como fundador dos jardins de infância, destinados aos menores de 8 anos.
Fazendo alusão ao jardineiro que cuida da planta desde pequenina para que ela cresça bem, Froebel concebeu os jardins de infância, considerando que os primeiros anos de vida do homem são fundamentais.
Por meio de brinquedos que desenvolveu depois de analisar crianças de diferentes idades, Froebel previu uma educação que ao mesmo tempo permite o treino de habilidades que elas já possuem e o surgimento de novas.
O ponto de partida do ensino seriam os sentidos e o contato que eles criam com o mundo. Portanto, a educação teria como fundamento a percepção, da maneira como ela ocorre naturalmente nos pequenos.
Froebel estava convencido de que a alegria do jogo levaria a criança, de forma mais tranquila, para a aceitação do trabalho.
Para Froebel, era importante acostumar as crianças aos trabalhos manuais. A atividade dos sentidos e do corpo despertaria o germe do trabalho, que, segundo o educador alemão, seria uma imitação da criação do universo por Deus.