Justificativa
Tema – Educação Inclusiva.
Justificativa.
Consciente de que á escola pouco tem contribuído para o desenvolvimento da educação de alunos com necessidades especiais que antes pautava-se num modelo de especialização de atendimento, e que atualmente tem se voltado a chamar Educação. Esse processo foi implantado observando a necessidade desta política em tal âmbito. O suporte da educação especial, é de fundamental importância para o eixo da inclusão educacional, a portadores de deficiência e outros comprometimentos.
Priorizar a avaliação das condições reais presente nas escolas entre elas o desenvolvimento de estratégias, facilitando a realização da proposta.
Palavra-chave: educação inclusiva, educação especial necessidades especiais. Tradicionalmente distúrbios graves de aprendizagem comportamento e outras deficiências modelou-se como atendimento especializado denominado Educação Especial.
A educação inclusiva se prioriza a todos os alunos independente da condição orgânica afetiva, sócio-economica ou cultural, sejam inseridos na escola regular, minimizando a distorção de idade – serie.
A educação inclusiva beneficia os portadores de necessidade especiais – deficiência mental, transtornos severos de comportamento ou conduta típicas ( entre elas de Autismo e Psicose), deficiências múltiplas ( Paralisia cerebral, surdo cegueira, deficiência sensoriais: auditivos e visuais). A proposta de educação inclusiva e que crianças e jovens com necessidades educacionais devem ter acesso as escolas regulares, e que haja adequação. Será que as escolas apresentam estas condições? Apresentam essas condições adequadas? Ou esse grupo apenas esta inserido, porém excluído? E o educador esta apto a esta inclusão?
A constituinte, enfatiza os direitos sociais, reivindicações do povo, na demanda da inclusão social. Cabe as escolas, a organização para o atendimento aos educandos com necessidades especiais, possibilitando condições para uma educação de qualidade.