Doenças
Agente causador: arthropod-bornvirus, um arbovírus da família Flaviviridae, gênero Flavivírus.
Agente Transmissor: Aedes aegypti
Profilaxia: A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.
Ciclo:
2. SARAMPO
Agente causador: O vírus do sarampo pertence ao gênero Morbillivirus, família Paramyxoviridae.
Agente Transmissor: A transmissão ocorre diretamente de pessoa a pessoa, através das secreções respiratórias ou orais, expelidas por tosse, espirros, fala ou respiração. Essa forma de transmissão é responsável pela facilidade de contágio da doença. Há também a possibilidade de contágio por dispersão de gotículas com partículas virais no ar, especialmente em ambientes fechados como, por exemplo, escolas e clínicas. O período de transmissão é iniciado quatro dias antes do aparecimento das manchas avermelhadas na pele, se estendendo até quatro dias depois.
Profilaxia: A prevenção é feita por vacinas. Geralmente a criança nasce com algumas células de defesa da mãe protegendo-a e toma a primeira dose de vacina entre o primeiro e o segundo ano de vida, e a segunda dose entre os quatro e os cinco anos. Caso alguma criança seja identificada com a doença é recomendado que todos indivíduos não vacinados da região tomem a vacina imediatamente e os indivíduos contaminados fiquem de repouso em casa longe dos que não tenham a imunidade.
3. CAXUMBA:
Agente causador: vírus aramyxovirus.
Agente Transmissor: A transmissão ocorre através do contato direto com secreções das vias aéreas superiores. Cosmopolita, endêmica nos grandes centros. Acomete principalmente crianças em idade escolar, sem distinção de