Justificativa
JUSTIFICATIVA
A sociedade atual está se renovando, vivendo uma transformação que ocorre por meio de projetos empresariais, com base em técnicas e teorias que envolvem o ambiente empresarial. Essa mudança se estabelece por meio de processos de racionalização organizacional e que incorporam ao ambiente empresarial, como as novas tecnologias e gestão. Esse processo enfatiza as pessoas, vendo nelas um instrumento de desenvolvimento e resultado, sendo assim o mercado tem procurado pessoas capacitadas a realizar tarefas com êxito.
O fato da competitividade do mercado ter aumentado, as organizações empenham-se em descobrir indivíduos preparados, que tenham habilidades, atitudes e que busquem alternativas eficientes para que tais empresas obtenham o que desejam que é ser ou fazer parte do mercado. No entanto, é a partir dessa premissa que é possível visualizar a gestão de competências como instrumento de diferencial de mercado para oferecer alternativas eficientes de gestão às organizações. Pois não adianta uma empresa se esforçar em fazer um produto excelente, se os seus clientes internos não sabem das informações sobre o que fabricam ou vendem.
A competência compreende não apenas as habilidades, mas também crenças e comportamentos, o fato de uma pessoa possuir habilidades não implica que elas sejam necessariamente aplicadas na organização. Crenças e valores compartilhados pela equipe de trabalho influenciam muito o comportamento e o desempenho de seus componentes. Essa necessidade de sobrevivência tornou-se uma motivação para que ocorra novas praticas de gestão empresarial, de busca por conhecimentos e obtendo assim uma evolução dos novos modos de administração.
Nos dias atuais comenta-se muito sobre gestão empresarial, responsabilidade social e sustentabilidade, todas se transformam em um novo sistema que busca acompanhar os processos do nosso dia a dia e a evolução