justificando as erradas
Marque a alternativa que comenta adequadamente o emprego dos pronomes no texto : a- se colocasse desatino no lugar do que não daria o real sentido a frase , além disso seria uma repetição. b-Não há objeto direto na frase , pois com e lhe são objeto indireto. c- Os pronomes pessoais não são reflexivos , pois no texto sinhá esta brava , e certamente não iria pensar no que fazer. d- Isso e eles , não estão relacionados aos mesmos termos.
2.Vunespe- Sp adaptada. Assinale a alternativa cuja a frase contém um numeral cardinal empregado como substantivo:
a- Não há nenhuma representação de numeros , apenas de anos que indica tempo. b-Doze e quinze são numeros cardinais porém não estão relacionados a substantivo e sim a quantidades. d-Doze e quinze representa números em uma relação de ‘’subtração’’ e- Quatro é numero cardinal porém nos quatro cantos da sala , indica a quantidade de cantos que tem na sala.
3. (UNIFESP-SP ) Tendo em vista a função sintática da palavra destacada no fragmento “Para que O não manifestassem excessivamente, fazia se temer pela brutalidade”. Assinale a alternativa em que o termo destacado exerce a mesma função:
a- A palavra O no fragmento se refere a uma ação de uma única pessoa , e no fragmento da questão fala dos mais fortes , e no fragmento não tem relação aos mesmos. b- “Os menores” no caso seria uma relação , não serviria como substituição para não ficar com palavras repetidas. c-Não fala sobre nada como O e nem nada que se refere as tais vozes fantásticas. d- A acessos de raiva teria sentido se nessa mesma questão se referisse aos mesmos.
UFPel-RS texto para as próximas 2 questões.
4. Em qual passagem seguinte a partícula se desempenha a mesma função desempenhada em “Nesse processo , depara-se com armadilha”? b- c- d- 5. Em qual das alternativas a informação é incorreta ? a- A virgula tem a função de separar as duas orações. b- A frase continuaria com o mesmo