Just in Time - Estácio
Curso de Engenharia de Produção
JUST IN TIME
Rio de Janeiro
Novembro de 2013
1. O QUE É O JUST IN TIME?
No conceito literal do Just In Time – JIT significa produzir bens e serviços exatamente no momento em que são necessários. Não serão produzidos antes, porque desta forma se transformariam em estoque, e não depois para que não atrase a produção e, consequentemente, o cliente não precise esperar. Além do fator tempo, são incluídos os requisitos de qualidade e eficiência. Uma definição mais compacta de JIT está descrita abaixo:
O JIT visa atender à demanda instantaneamente com a qualidade perfeita e sem desperdícios (BICHENO, 1991 apud SLACK, 1999, p. 355).
Além da definição citada acima, alternativamente, alguns preferem uma definição mais completa, conforme descrito abaixo:
O just in time (JIT) é uma abordagem disciplinada, que visa aprimorar a produtividade global e eliminar os desperdícios. Ele possibilita a produção eficaz em termos de custo, assim como o fornecimento apenas da quantidade necessária de componentes na qualidade correta, no momento e locais corretos, utilizando o mínimo de instalações, equipamentos, materiais e recursos humanos. O JIT é dependente do balanço entre a flexibilidade do usuário. Ele é alcançado através da aplicação de elementos que requerem um envolvimento total dos funcionários e trabalho em equipe. Uma filosofia-chave é a simplificação (VOSS, 1987 apud SLACK, 1999, p. 355).
Deve-se observar que a primeira definição descreve os objetivos do just in time, ou seja, na gestão da produção, a adoção deste conceito não define que os objetivos serão atingidos imediatamente. Ao contrário, ela descreve uma situação em que a utilização do JIT ajuda a alcançar. Entretanto, nenhuma das duas definições citadas anteriormente engloba todas as implicações do JIT na gestão de operações. Por isso, existem muitas citações para descrever o que é just in