História da engenharia de produção
Eng. de Produção
Introdução a Eng. de Produção
Fasc. I – Introdução
Conceituação: A Engenharia de Produção é basicamente um curso focado em ampla formação e prepara o profissional para atuar o elo entre a área técnica e administrativa das organizações. Devido a este ponto chave, os profissionais da Engenharia de Produção são considerados um bem imprescindível para garantir o bom funcionamento da empresa, além de otimizar toda a sinergia da equipe.
1) A História da Engenharia de Produção
O marco histórico da necessidade de construir metodologias, objetivos e metas de ensino focado na área de construção voltado ao aspecto humano-máquina foi a revolução industrial. Tal necessidade vinha dos processos mecanizados, que propiciavam uma maior produção, e consequentemente maior acúmulo de capital. Porém, a base das mudanças vinha basicamente na organização das metodologias dos processos: o trabalho, o pensamento e a produção.
Havia então a necessidade de organizar todos os novos processos produtivos, afim de promover a otimização dos recursos disponíveis, ter a garantia de qualidade, e diminuir ao máximo o refugo. Esta foi a base para a ascensão da EP.
É fato que o processo de amadurecimento da profissão, a criação do curso de engenharia de produção e as especializações na área são características novas. A popularização da profissão teve maior marco durante o início deste século.
É interessante destacar o grande vínculo que a engenharia de produção possui juntamente com a temática da produção com a qualidade (TQC – Total Quality Control). Tais metas voltadas a produtividade, qualidade e otimização dos processos visando o mínimo de perda com matéria-prima é amplamente utilizado.
Nos primórdios da engenharia de produção a mesma possuía um foco voltado a engenharia industrial, e era este o nome utilizado em seu processo de aprendizagem. Possui grande marco com a produção em massa (linha de