Biomas do mundo
Tundra
Situa-se nas regiões próximas ao Polo Ártico, norte do Canadá, da Europa e da Ásia. A neve cobre o solo durante quase todo ano, exceto no verão (10°C). Somente superfície do solo descongela, pouco centímetro abaixo permanece congelado, impedindo a drenagem do degelo, levando formação de pântanos. Mais ao norte únicos vegetações são musgos e líquens. Mais ao sul gramíneas e pequenos arbustos. Animais típicos são: rena, caribu e boi almiscarado, aves migratórias aquáticas e pernaltas, alguns insetos que hibernam.
Taiga (Floresta de Coníferas)
Situa-se no hemisfério norte ocorre ao sul das tundras; no hemisfério sul ocorre onde o clima é muito frio. A vegetação típica são as coníferas (pinheiros e abetos), também têm musgos e líquens. A fauna é composta por: alces, ursos, lobos, visons, martas e esquilos. A flora da taiga não é muito diversificada, pois o frio e a neve impedem o desenvolvimento de muitas espécies vegetais. Sobrevivem aquelas que estão adaptadas ao clima frio. Os pinheiros, por exemplo, conseguem se desenvolver, pois possuem uma camada cerosa sobre as folhas, protegendo-as das baixas temperaturas e da neve.
Floresta Temperada decídua
Típico de certas regiões da Europa e América do Norte, onde o clima é temperado e as quatro estações são bem definidas. Predominam árvores que perdem as folhas no fim do outono e as readquirem na primavera (adaptação ao inverno rigoroso). As árvores mais características são Carvalhos e faias. Na fauna são encontrados: javalis, veados, raposas doninhas, esquilos, vários tipos de pássaros, corujas e várias espécies de insetos. Flora: bordo, faia, carvalho, algodão, olmo, salgueiro, sempre-verdes como pinheiros, cicutas e cedros. Abundância de ervas e arbustos.
Florestas Tropicais
Localizadas nas regiões de clima quente e com alto índice pluviométrico, na faixa equatorial da Terra. Norte da América do Sul (Bacia Amazônica), América Central, África, Ásia e Austrália. A vegetação é