Just fear...
Modulo 6: Estruturas de Dados Dinâmicos
Conteúdos:
* Conceito de apontador; * Declaração de apontadores; * Operações para manipulação de apontadores; * Estruturas dinâmicas lineares; * Tipos de estrutura dinâmica - pilha e fila de Espera; * Noção de lista bidireccional; * Operações básicas sobre listas.
* Uma das características mais marcantes do pascal é permitir a criação e destruição de variáveis durante a execução do programa. O uso dessas variáveis possibilita a implementação das estruturas de dados dinâmicas. Essas variáveis criadas e destruídas durante a execução do programa são chamadas variáveis dinâmicas.
* Uma variável dinâmica não é declarada na parte de declaração de variáveis porque esta ainda não existe antes do seu tempo de execução, ela não possui sequer um nome, ficando a cargo dos porteiros desempenhar esta função de “nome”. Uma variável dinâmica é sempre referenciada indirectamente por um apontador, ou seja, para cada variável dinâmica criada deve existir um apontador, que literalmente aponta para ela, permitindo a sua manipulação.
Características Gerais:
Os apontadores são declarados como as demais variáveis, seguindo a sintaxe da linguagem de programação utilizada. Eles são variáveis que armazenam o endereço de memórias de outras variáveis, funcionando assim, como meio de referenciar uma variável dinâmica, permitindo o acesso a essa variável. Outra característica dos apontadores é que na sua declaração deve ser indicada qual o tipo de variável que este irá armazenar no endereço. * A principal função dos ponteiros é permitir a criação e a manipulação das variáveis dinâmicas, as quais irão compor as estruturas de dados dinâmicas.
Apontadores: * É na memória RAM que são carregados os nossos programas, jogos, processadores de texto, etc. É também na RAM que são armazenadas as variáveis que fazem parte dos nossos programas. De facto, a memória RAM pode ser visto como um enorme