Jurista
Disciplina Economia e Desenvolvimento Sustentável
Professor José Leon Macedo Fernandes
O descarte correto de lâmpadas
Por Juliana Calçabone
Justificativa
A Sil Soluções Ambientais ou CRVR, Companhia de Valorização de Resíduos é uma empresa que está sempre conectada e informada das leis e normas ambientais e de segurança, por esses fatos tenta de forma eficaz se adequar sempre da melhor forma as leis federais. Por esse fator decidi fazer este projeto com intuito de ajudar a empresa e também o meio ambiente.
O projeto foi desenvolvido para que as lâmpadas, que até então eram descartadas no lixo comum tivessem seu destino correto.
Por ser responsável pelo cuidado das estufas de folhas, notei que as lâmpadas queimavam com muita freqüência, e as mesmas eram colocadas no lixo comum contaminando o meio ambiente.
Com a permissão do diretor financeiro da empresa elaborei este projeto sobre descarte correto de lâmpadas.
Objetivo
Diminuir o descarte incorreto de lâmpadas auxiliando assim ao meio ambiente e a todos nós.
Revisão de Literatura
o Apesar de economizar energia, as lâmpadas fluorescentes contêm metais pesados. Enquanto estão intactas, elas não oferecem risco durante o manuseio. Contudo, quando rompidas, liberam vapor de mercúrio, que é absorvido principalmente pelos pulmões, causando intoxicação. Dependendo da temperatura do ambiente, o vapor pode permanecer no ar por até três semanas. Por isso, é recomendável que as lâmpadas sejam armazenadas em local seco, dentro das embalagens originais, protegidas contra eventuais choques.
No contato com lâmpadas quebradas, é necessário o uso de avental, luvas e botas plásticas. Os cacos devem ser coletados com cuidado, para evitar ferimentos, e colocados em embalagem lacrada.
No Brasil, são usadas cerca de três lâmpadas fluorescentes por habitante a cada ano. Isso significa que cerca de 80 milhões de