Juramento de hipócrates
Juramento Médico de Hipócrates A primeira referência à gripe na História foi feita por Hipócrates. O médico grego relatou em 412 a.C. que uma doença respiratória atacou de forma epidêmica a Grécia e em poucas semanas matou centenas. Foram os gregos que cunharam a palavra “epidemia” para as doenças infecciosas que se abatem sobre grande número de pessoas em uma localidade. A expressão vinha de epidemos, indivíduos que não moravam nas cidades. “O médico [Hipócrates] fez tal comparação porque as doenças infecciosas não eram da região e iam embora”, escreve o médico Stefan Cunha Ujvari em A História e suas Epidemias. Durante séculos, as histórias heróicas atribuída a Hipócrates como seu conhecimento livre da praga em Atenas durante a Guerra do Peloponeso, mas parece que Hipócrates era jovem demais para servir de conhecimento para parar a praga.
Hipócrates escreveu algumas revistas médicas é uma fonte abrangente de descrições dos sintomas variados. Outros escritos são tratados filosóficos em que a sua teoria de Hipócrates apresenta a influência do clima e hábitos de saúde do corpo. Foi também conhecido pela alcunha de o filho de Asclepíades.
Fez uma promessa para se dedicar à medicina, ele dizia:
"Eu juro, por Apolo Médico, por Esculápio, Egéia e Panacéia, e tomo por testemunhas todos os deuses e todas as deusas, cumprir segundo meu poder e minha razão, a promessa que se segue: estimar, tanto quanto os meus pais, aquele que me ensinou esta arte; fazer vida comum e, se necessário for, com ele partilhar meus bens; ter seus filhos por meus próprios irmãos; ensinar-lhes esta arte, se eles tiverem necessidade de aprendê-la, sem remuneração e nem compromisso escrito; fazer participar dos preceitos, das lições