Cooperativas
De um modo abrangente as cooperativas são sociedades não lucrativas, ou seja, não buscam o lucro para crescimento próprio. Sua função é a viabilização sócio-econômica de seus associados com o meio, fazendo a distribuição dos resultados do trabalho entre seus membros respeitando-se suas cotas-parte.
Porém devido ao fato de essas organizações estarem inseridas num contexto de economia capitalista é necessário que haja uma certa margem de rentabilidade para permitir que a própria cooperativa possa além de se manter no mercado, alcançar seus principais objetivos que podem ser: educacionais , sociais, econômicos, entre outros.
Origem do Cooperativismo
Durante o contexto do início do processo de industrialização, baixos salário, altas jornadas e condições precárias de trabalho e vida, nasceu a idéia de união entre os trabalhadores que buscavam melhores condições para a classe. Dois movimentos foram destaque dentro deste quadro são eles:
O Cartismo- formado por radicais e intelectuais que buscavam: * “sufrágio universal masculino; * voto secreto; * fim da exigência de propriedade para os candidatos a membros do Parlamento; * eleições anuais para o Parlamento.” http://www.cooperativismopopular.ufrj.br/breve_hist_leia.php O Owenismo- prezavam a cooperação em face à competição liberalista e tinha como princípios: * “o trabalho é a fonte de toda riqueza e portanto é a classe trabalhadora que cria toda a riqueza; * embora os trabalhadores sejam os produtores da riqueza, ao invés de serem os mais ricos, são os mais pobres, e assim sendo, não podem receber apenas recompensas pelo seu trabalho; * viver em comunidade sob os princípios da cooperação mútua, da posse comum e da igualdade de direitos.” http://www.cooperativismopopular.ufrj.br/breve_hist_leia.php O cartismo teve um importante papel pois dentre suas exigências apenas uma, as eleições anuais para o parlamento, não foi atentida. Já o owenismo teve como base a