Juramento de farmacia
FARMÁCIA
Prometo utilizar-me, no exercício da profissão de FARMACÊUTICO, dos princípios éticos e morais sobre os quais se fundamentam os preceitos sanitários, valendo-me deles para assegurar aos homens os seus direitos fundamentais e inatacáveis, sem jamais servir-me da profissão para corromper os costumes ou para favorecer o crime, dignificando-me na consciência da responsabilidade e da obrigação inerente à profissão.
“ASSIM O PROMETO”
______________________________________________
FARMÁCIA BIOQUÍMICA
Prometo, perante Deus e as leis brasileiras no desempenho da profissão de FARMACÊUTICO BIOQUÍMICO, ater-me-ei mais ao ser do que ao ter, dignificando-me, assim, na consciência e realização, assumindo as responsabilidades e obrigações inerentes à profissão. Dedicar-me-ei à promoção do bem-estar dos clientes a mim confiados, abstendo-me de tudo quanto for pernicioso ou contrário ao meu dever e não tomarei nem conscientemente ministrarei drogas nocivas. Cooperarei com inteira lealdade com a equipe de saúde em seus trabalhos e pesquisas, evitando sempre corromper os costumes ou favorecer o crime. Guardarei, sem desfalecimento, o segredo profissional durante toda minha vida e tudo farei para manter e elevar os ideais da profissão que abracei.
“ASSIM O PROMETO”
www.uepg.br/prograd/.../juramentos/2012/juramento_biologicas.pdf
“Prometo que, ao exercer a profissão de Farmacêutico, mostrar-me-ei sempre fiel aos preceitos da honestidade, da caridade e da ciência.
Nunca me servirei da profissão para corromper os costumes ou favorecer o crime.
Se eu cumprir este juramento com fidelidade, gozem, para sempre, a minha vida e a minha arte, de boa reputação entre os homens.
Se dele me afastar ou infringi-lo, suceda-me o contrário”. (HIPÓCRATES) www.cff.org.br › O Conselho Federal › História › Símbolos
Juramento Farmacêutico Atual:
"Prometo, em minhas funções de farmacêutico, orientar sempre, sem nunca me impor, auxiliar no que for possível,