Junções intercelulares
A maioria dos órgãos pode ser dividida em dois componentes: o parênquima, composto pelas células responsáveis pelas principais funções típicas do órgão, e o estroma, que é o tecido de sustentação. Com exceção do cérebro e da medula espinhal, o estroma é constituído de tecido conjuntivo.
TECIDO EPITELIAL
Os epitélios são constituídos por células poliédricas justapostas, entre as quais há pouca substância extracelular. Elas aderem firmemente umas as outras por meio de junções intercelulaes. Esta característica permite que essas células se organizem como folhetos que revestem a superfície externa e as cavidades do corpo ou que se organizem em unidades secretoras.
Dessa maneira, as principais funções dos epitélios são:
Revestimento de superfícies
Absorção de moléculas
Secreção
Percepção de estímulos (por exemplo, o neuroepitélio olfatório e o gustativo)
Contração (por exemplo, células mioepiteliais)
Pelo fato de as células epiteliais revestirem todas as superfícies externas e internas, tudo que entra ou deixa o corpo deve atravessar um folheto epitelial.
Lâminas basais e membranas basais
Na célula de contato entre as células epiteliais e o tecido conjuntivo subjacente há uma estrutura chamada lâmina basal,só vista pelo microscópio eletrônico, formada por uma delicada rede de delgadas fibrilas (lâmina densa).Os componentes principais das laminas basais são colágeno tipo IV, as glicoproteínas laminina e entactina e proteoglicanos. A lâmina basal se prende ao tecido conjuntivo por meio de fibrilas de ancoragem constituídas por colágeno tipo VII.
Os componentes das lâminas basais são secretados pelas células epiteliais, musculares, adiposas. Em alguns casos, fibras reticulares estão intimamente associados à lâmina basal, constituindo lâmina reticular. As lâminas basais têm muitas funções. Além de um papel estrutural e na filtração de moléculas, elas também podem influenciar a polaridade das células, regular a diferenciação e proliferação