comunicaçao intercelular
A vida depende basicamente do bom funcionamento de suas células, tanto de forma individual como de forma colectiva. De forma individual as células devem ter aparatos que permitam garantir a normalidade estrutural e bioquímica, e de forma colectiva deverão se relacionar através de sistemas de comunicação e sinalização. Essa comunicação poderá ocorrer por contacto directo ou por intermédio de moléculas de sinalização. Sendo assim nesse trabalho iremos abordar sobre o processo de comunicação entre as células que é tão importante para o bom funcionamento homeostático dos seres multicelulares e não só.
Objectivos gerais
Compreender os mecanismos usados pelas células para que haja troca de informações entre elas.
Objectivos específicos
Descrever as formas de comunicação intercelular.
Comunicação intercelular
A comunicação célula-célula / intercelular éatransferência citoplasmática directa de sinais elétricos e químicos através de junções comunicantes que conectam células adjacentes, por difusão simples, através do sistema circulatório e envio rápido e específico de mensagens através do sistema nervoso.
Sinalização celular
A sinalização celular faz parte de um complexo sistema de comunicação que governa e coordena as actividades e funções celulares. A habilidade que as células possuem em perceber e correctamente responder ao seu ambiente envolvente, forma a base do desenvolvimento, da reparação de tecidos, da imunidade e de outras funções de homeostasia em tecidos. Erros existentes no processamento de informação celular são responsáveis por doenças como o cancro, a auto-imunidade e diabetes. Ao se entenderem melhor os processos de sinalização celular, muitas doenças poderão ser tratadas de maneira mais eficaz e, em teoria, tecidos artificiais poderão ser fabricados.
A linha tradicional de investigação em biologia tem-se focado em estudar partes das vias