Junior lourenço
Organização Internacional para Padronização (ISO) surgiu em meados da década de 80, na cidade de Genebra região oeste da Suíça, uma organização não governamental, onde participam cerca de 160 países. É um conjunto de elaborações de normas sistêmicas para a qualidade, essas normas são genéricas, não se prendem a apenas um determinado produto ou a um setor em particular, trata-se de uma avaliação sob a ótica da gestão da qualidade, do processo produtivo como um todo, independente de qual seja. Seu objetivo é de promover o desenvolvimento de normas, testes e certificações, tendo como o principal intuito a sistematização da qualidade questão os sistemas organizacionais e gerenciais, a partir dos quais os produtos e serviços são concebidos, projetados, fabricados e comercializados. Como no caso da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) NBR ISO 9001 que é a versão brasileira da norma internacional ISO 9001 que estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).
Como se vê, a definição pode variar de acordo com o âmbito no qual o termo é empregado. Talvez a melhor das definições, por ser a mais ampla e aplicável a uma variedade de situações sé a de Juran: Qualidade é a adequação ao uso. Pode-se aplicá-la, seja a situações do cotidiano, quanto a situações mais específicas, como, por exemplo, num processo de fabricação.
ASQ (American Society for Quality – (Sociedade Americana para a Qualidade)).
Qualidade é um termo bastante utilizado para diversas situações, por exemplo, a qualidade de vida, a qualidade de ensino, a qualidade de um atendimento. Observa-se que definimos qualidade sempre como qualquer situação que depende de alguns fatores, que se alterados podem modificar a nossa percepção de qualidade.
“Qualidade: um termo subjetivo para qual cada pessoa, ou setor, tem a sua própria definição.” Em sua utilização técnica, a qualidade pode ter dois significados:
As características de um produto ou serviço, que dão suporte (ou