Juncao neuro muscular
PATOS DE MINAS
2013
JUNÇÃO NEUROMUSCULAR E CONTRAÇÃO MUSCULAR - Sinapse com órgão alvo
PATOS DE MINAS
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ------------------------------------------------------------------------ 1-2
2. OBJETIVOS ------------------------------------------------------------------------------ 3
3. MATERIAIS E MÉTODOS ------------------------------------------------------------ 4
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO ---------------------------------------------------- 5-7
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ------------------------------------------------ 8
1. INTRODUÇÃO
As sinapses entre os axônios dos neurônios motores e as fibras musculares esqueléticas são chamadas de junções neuromusculares, junções mioneurais ou placas motoras. A junção neuromuscular foi a primeira sinapse de vertebrados a ser bem estudada.
A transmissão neuromuscular começa quando um potencial de ação (PA) é conduzido ao longo do axônio motor, até o terminal axônico pré-sináptico. A despolarização da membrana plasmática do terminal axônico abre, transitoriamente, canais de cálcio (Ca++) voltagem-dependentes. O Ca++ do liquido intersticial flui, ao longo de seu gradiente eletroquímico, para a terminação axônica. A concentração aumentada de Ca++ no interior da terminação axônica faz com que as vesículas sinápticas se fundam com a membrana plasmática, esvaziando seu conteúdo na fenda sináptica (fenda juncional que separa o terminal axônico e a célula muscular), por exocitose.
A acetilcolina, um neurotransmissor utilizado nas sinapses químicas mioneurais, difunde-se através da fenda sináptica para fixar-se a receptores nicotínicos presentes na membrana da célula muscular produzindo variação do potencial de membrana, que neste caso é excitatório e irá produzir a despolarização da célula.
A ligação da acetilcolina à proteína receptora aumenta a