Resumo da perspectiva de desenvolvi
R.A.: 00291092
Engenharia da Computação
RESUMO:
Perspectivas do desenvolvimento tecnológico para a indústria brasileira de telecomunicações no contexto do PNBL
Sumário
Prefácio
O BNDES tem tido um importante papel na modernização das telecomunicações no Brasil. O Brasil dispõe de instrumentos para agir, como é o caso do FUNTTEL - Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico de Telecomunicações, tendo o BNDES e a FINEP como agentes. Há ainda outras fontes como o FUNTEC, Fundo Tecnológico gerenciado pelo BNDES e o FNDCT – Fundo Nacional de Desenvolvimento Tecnológico, gerenciado pela FINEP.
Introdução
Este artigo é uma síntese do relatório do trabalho realizado pela Fundação CPqD , por solicitação do Departamento de Tecnologias de Informação e Comunicação do BNDES , com o objetivo de identificar as oportunidades de desenvolvimento tecnológico em telecomunicações com potencial para aumentar a competitividade das indústrias nacionais
Tem como foco as tecnologias de rede associadas à comunicação em banda larga , no contexto do Programa Nacional de Banda Larga ( PNBL ) , que inclui , entre seus objetivos , o aumento da autonomia tecnológica e competitividade brasileira .
Assim , foram focalizadas apenas as tecnologias alinhadas com a prioridade inicial do PNBL , isto é , tecnologias de rede com características para suportar aplicações de voz , dados e vídeo .
Contextualização
Banda larga e o contexto do PNBL
A definição de banda larga não é consensual .
Embora a União Internacional de Telecomunicações ( UIT ) defina tecnicamente banda larga como as transmissões acima de 1 , 5 a 2 Mbit/s ( UIT , 1997 ) , outras definições são adotadas por diferentes países e organizações internacionais .
No Brasil , o documento-base do PNBL ( CGPID , 2010 ) adotou uma conceituação propositadamente fluida para o acesso em banda larga : O acesso em banda larga é caracterizado pela disponibilização de infraestrutura de