Análise do setor de ensino superior privado no Brasil.
Análise do setor de ensino superior privado no Brasil
Nome: Ettiene Cristiane Alves Ribeiro
Curso: Gestão de Negócios
Matéria: Estratégias Empresariais e Competitividade
RESENHA
Análise do setor de ensino superior privado no Brasil
Educação - BNDES Setorial 30, p. 103 – 156
Rodrigo Ximenes Sécca - Engenheiro do Departamento de Operações Sociais do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)
Rodrigo Mendes Leal* - Economista do BNDES
Resumo
No Resumo do texto os autores relatam a respeito das mudanças acontecidas no Ensino Superior do Brasil. Apontam um aumento considerável desde de 1990, com a abertura de novos Institutos de Ensino Superior, onde houve uma preocupação do governo federal em aprimorar o sistema de avaliação e garantir um investimento econômico na área.
O texto tem como objetivo analisar esse mercado em expansão ao qual se refere ao Ensino Superior aplicado por centenas de instituições, por meio de uma analise de avaliação com a aplicação de metodologia que permite uma analise estrutural do mesmo, ressaltando a grande importância dessa análise para futuros investimentos financeiros e políticos para esse setor, que a cada ano vem crescendo significativamente no país.
Introdução
O setor de ensino superior no Brasil passou por grandes mudanças desde o início dos anos 1990 até os primeiros anos do século XXI. Por esse motivo Houve grande aumento do número de alunos matriculados, especialmente na rede privada.Fazendo com que o governo federal realizasse uma nova avaliação e abrisse um investimento econômico voltado para o setor.
A grande importância da expansão destes setores no país segundo o autor é que a , a educação é um exemplo típico de bem, ou seja, que reúne os bens públicos e de mercado. Pois se uma população tem uma educação de boa qualidade o beneficio se torna global. Todavia o bem educação é divisível segundo o próprio autor, se dividindo em