Jules Hardouin
Jules Hardouin Mansart nasceu em Paris, em 16 de abril de 1946, e faleceu em Marly, 11 de maio de 1708.
Iniciou na arte por causa do seu tio François Mansart, um importante arquiteto barroco Frances, que herdou o seu sobrenome e uma enorme coleção de plantas e desenhos que ele mais tarde utilizou em seus próprios projetos.
Foi um arquiteto francês, cujos trabalhos são considerados o ápice do Barroco na França, sendo um dos mais importantes da Europa no século 17.
Representou o poder e a grandeza de Luís XIV, sendo arquiteto real para o rei, a partir de 1675, com sua obra mais importante, o palácio de Versailles. Com isso, construía palácios e moradias, se tornando o principal arquiteto e superintendente de edifícios.
Jules primeiramente sendo o arquiteto chefe de Luís XIV, aumentou o castelo real de Saint-Germain-en-Laye depois, aumentou o Palácio de Versailles em 1675, onde desenhou algumas extensões e algumas reconstruções que foram ordens do rei, incluindo as alas sul e norte, a capela real e o salão dos espelhos em 1710.
Outros projetos são chamados Orangie, O grande Trianon, Château de Marly, Praça Vendôme, Praça da Victoire. Em sua cidade natal Paris ele projetou Ponte Royal, a igreja Saint Roch, a capela real dedicada a São Luis, chamada Domo (1680). Uma das suas obras mais curiosas foi o castelo de Dampiere-en-Yvelines, construído para um genro de Jean Baptiste, fazendo um efeito muito harmonioso.
Obras
Agora vamos mostrar pra você, imagens de cada uma dessas obras e falarmos um pouco a respeito das mesmas.
• Castelo Real Saint Germain-en-Laye
É um palácio real localizado na comuna de Saint Germain, no departamento de Yvelines, cerca de 20 km, a Oeste de Paris. Primeiramente ele foi construído por Luís VI em 1122, o castelo foi ampliado por Luís IX na década de 1230, restando somente a capela, o castelo foi queimado pelo príncipe negro em 1346, o edifício foi reconstruído por Carlos V na