SEMINARIO HISTORIA
Nasceu em 1598, em Nápoles.
Morreu em 1680 em Roma. Começou sua vida artística com o pai, Pietro Bernini, um talentoso escultor de Florença que foi trabalhar em Roma. O trabalho do jovem Bernini foi logo notado. Bernini, muito cedo, foi convidado a trabalhar para o Vaticano, onde realizou obras e mais obras geniais.
Bernini teve uma vida brilhante como escultor e arquiteto. Morreu aos 81 anos e serviu com obras geniais a oito papas. Foi considerado por seus contemporâneos como o maior artista europeu e umas das mais importantes personalidades de seu tempo. Foi possivelmente o último dos gênios de valor universal nascido na Itália: ajudou a criar um estilo, que se tornou internacional, o Barroco. É impossível ir ao Vaticano e não ver obras majestosas de Bernini.
Em suas obras a principal característica era o realismo, as esculturas em mármore procuravam destacar as expressões faciais e as características individuais, cabelos, músculos, lábios, enfim as características específicas destoam nestas obras que procuram glorificar a religiosidade. Palacio Barberini projetado pelo arquiteto Carlo Maderno barroco e foi construída entre 1625 e 1633. Sua construção foi encomendada pela família de Maffeo Barberini, nome de nascimento do Papa Urbano VIII (1635- 1644), que, evidentemente, impulsionado trabalhar para realizar a sua subida na escala social e atender suas necessidades. Para isso, eles compraram um terreno adjacente da família Sforza e contratou um dos arquitetos mais eminentes da época, Maderno. Mas ele foi surpreendido morte de Maderno em 1629 e as obras não foram concluídas, de modo a terminar Gian Lorenzo Bernini. E ambos Maderno como Bernini, trabalhou outro dos arquitetos do barroco romano Francesco Borromini.
É um palácio com piso em forma de H, sem pátio e laterais asas centrais que se relacionam com o exterior. Em outras palavras, é um conceito de construção muito aberto. O edifício tem muitas inovações arquitetônicas, mas