Palácio de Versalhes
Localizado na cidade de Versalhes, que atualmente é um subúrbio de Paris. Desde 1682, quando Luís XIV se mudou de Paris, até a família Real ser forçada a voltar à capital em 1789, a Corte de Versalhes foi o centro do poder do Antigo Regime na França.
Tal localização é proveniente da menor idade do rei Luís XIV e o tumulto da cidade de Paris, assim como suas doenças, causadas pela enorme população que viva na mesma.
Considerado o maior palácio da época e um dos maiores na atualidade. O Palácio de Versalhes possui uma extensão que ocupa mais de 100 hectares, possuindo em seu interior 700 quartos, 352 chaminés, 1250 lareiras, 67 escadas, 2153 janelas e um parque de aproximadamente 700 hectares.
Tal palácio foi projetado pelo arquiteto francês Louis LeVau, porém só concluído depois de sua morte por Jules Hardouin-Mansart.
Luxo e Riqueza
Bastante conhecido pela sua exuberância, riqueza em detalhes e ouro, o palácio foi alvo de alguns relatórios que estimavam o custo de manutenção. Relatórios esses que apontavam valores que chegavam a 25% do rendimento do governo francês. Porém, alguns historiadores discordam desses valores e apontam que o custo total não passava de 6%.
Em 2001, os historiadores Mifflin e Littell, divulgaram um relatório que estimava os custos das obras em cerca de US$ 2 bilhões, contudo muitos discordaram desse valor, mencionando a existência de relatórios financeiros da época, que indicavam gastos de 60 milhões de livres de ouro (antiga unidade monetária francesa), o que leva a valores entre 12 e 300 bilhões de dólares.
Arquitetura
Grand Appartement du Roi (Grande Apartamento Real) – Era formado por um espaço que com o grand appartement de la reine ocupava todo o primeiro andar do palácio. Era o espaço particular do rei, porém Luís XIV achou o lugar vago e com aspecto tenebroso, preferindo assim ocupar os cômodos de seu pai. Tal feito transformou o grand appartement du roi em uma sala reservada apenas para funções de corte.