Judô
Judô (caminho suave) é uma arte marcial praticada como desporto, fundada por Jigoro Kano em 1882. Os seus objetivos são fortalecer o físico, a mente, o espírito de forma integrada, para além de desenvolver técnicas de defesa pessoal. Com milhares de praticantes e federações espalhadas pelo mundo, o judô tornou-se num dos desportos mais praticados, representando um nicho de mercado fiel e bem definido.
HISTÓRIA DO JUDÔ
Jigoro Kano (Figura 1), um jovem que na adolescência se sentia inferiorizado sempre que precisasse desprender muita energia física para resolver um problema, resolveu modificar o tradicional jujutsu, unificando os diferentes sistemas, transformando-o em um poderoso veículo de educação física. Pessoa de alta cultura geral, ele era um esforçado cultor de jujutsu. Procurando encontrar explicações científicas aos golpes, baseados em leis de dinâmica, ação e reação, selecionou e classificou as melhores técnicas dos vários sistemas de jujutsu, dando ênfase principalmente no ataque aos pontos vitais e nas lutas de solo do estilo Tenshin-Shinyo-Ryu e nos golpes de projeção do estilo Kito-Ryu.
VESTIMENTA NO JUDÔ
A vestimenta utilizada nessa modalidade é o keikogi (não confundir com kimono), que no judô recebe o nome de judogi, e que com o cinturão forma o equipamento necessário à sua prática. O judogi pode ser branco ou azul, ainda que o azul seja utilizado normalmente para facilitar as arbitragens (Figura 2).No judô se utiliza as faixas para medir a perícia de um lutador,e de acordo com as regras do esporte, um judoca não pode atribuir-se classificação. A perícia de um lutador só tem sentido em relação à de outros. Para medi-la foram instituídas as divisões Kyu — para os alunos — e Dan — para os mestres. É pela cor da faixa que se reconhece o grau de um praticante. Assim, tem-se para o grau Kyu: faixas branca, amarela, laranja, verde, azul e marrom; para os mestres: do 1º ao 5º Dan, faixa preta; do 6º ao 9º Dan, faixa vermelha e branca; e