judo
MÓDULOS
NAGE-NO-KATA
NAGE-WAZA
RENRAKU-WAZA
KAESHI-WAZA
KATAME-WAZA
PROFESSOR
EYJI DE OLIVEIRA KAWAGUCHI
CBJ 45468 2ºDan
CREF 1378-G/AL
Revisado em 1 de setembro, 2013 – Maceió/AL
PADRONIZAÇÃO DO NAGE NO KATA (Formas de Arremesso)
Da Utilização Correta
1- No decorrer da execução do kata, deve-se amarrar a faixa bem firme, de tal forma que o judogi esteja corretamente vestido.
2- A maioria das pessoas tem técnicas preferidas, mas são limitadas e poucos sabem fazer uso correto das técnicas de esquerda e direita. É de suma importância aprender variedades de tipos de técnicas de esquerda e de direita, baseando-se no treinamento de Kata para executá-las na prática.
3- Na aplicação da técnica de Kata não se deve utilizar maus hábitos de randori, e sim basear-se nas teorias corretas.
4- No treinamento de Kata, a maioria dos judocas como Tori não as aplica com convicção e Uke muitas vezes projeta-se propositadamente. Ambos, Tori e Uke, devem treinar seriamente.
REI-HO (Saudações): O tori se posiciona do lado direito e o uke do lado esquerdo do joseki. Ambos fazem ritsu-rei para adentrar a área. Avançam até manter uma distância de 5,80 metros entre os dois, viram-se para o joseki e fazem ritsu-rei, voltam-se de frente um para o outro e fazem o za-rei. Em seguida, ficam de pé na posição de choku-ritsu e assumem a posição de shizen-hontai avançando primeiro a perna esquerda e depois a direita (4m de distância).
As técnicas descritas referem-se à aplicação do lado direito. O mesmo procedimento deverá ser realizado para o lado esquerdo. Terminada cada série, ambos retornam à posição de shizen-hontai para arrumar o judogui.
TE WAZA
UKI-OTOSHI: O tori caminha em direção ao uke em suri ashi, parando a uma distância aproximada de 60cm. O uke, após uma aproximação discreta, toma a inciativa levantando os braços para buscar a pegada, ao mesmo