Judaismo
Judaísmo (em hebraico: יהדות, Yahadút) é uma das três principais religiões abraâmicas, definida como a "religião, filosofia e modo de vida" do povo judeu. Originário da Bíblia Hebraica (também conhecida como Tanakh) e explorado em textos posteriores, como o Talmud, é considerado pelos judeus religiosos como a expressão do relacionamento e da aliança desenvolvida entre Deus com os Filhos de Israel. A História do povo judaico começa por volta de 1700 a.C., com Abraão, que parte de Ur da Caldéia, na Babilônia, para Canaã, e depois para o Egito. Abraão gerou Isaque e este Gerou Jacó, que teve doze filhos homens que deram origem às doze tribos que constituíram a descendência de Abraão. Jacó se estabeleceu no Egito, onde seu filho José era o primeiro-ministro do Faraó. Após a morte de José, o povo descendente de Jacó e seus filhos foram oprimidos e escravizados.
A Libertação se dá através de Moisés, líder escolhido por Deus para livrar o seu povo. Foram quarenta anos de caminhada pelo deserto até a chegada ao Monte Sinai, recebem os Dez Mandamentos (Decálogo) e as leis cerimoniais e civis a serem observadas (Torá) De 1200 a 1000 a.C., ocorre em Canaã o estabelecimento das tribos nômades hebraicas, numa espécie de ocupação da terra prometida. Entre 1000 a 587 a.C., ocorre a fase da monarquia, destacando-se os Reis Davi, Salomão e o Profeta Samuel. A época é difícil, pois o povo, encantado com as constantes vitórias e conquistas contra os povos vizinhos, esquece com facilidade o Deus que os protegera e criara até então. É então que surgem os Profetas, com a finalidade de recordar o povo da Aliança feita com Deus.
Os Profetas denunciam os desvios dos reis e do povo, anunciando juízos divinos, numa tentativa de fazê-los retornar à fé. Neste período também é estabelecida a existência de dois reinos entre os descendentes de Jacó: o reino do Norte ou Israel, com capital em Samaria, e o reino do Sul, com capital em Jerusalém. O reino do Norte, já em 722 a.C.,