Judaismo
O judaísmo é a religião monoteísta mais antiga do mundo. Originou-se por volta do século XVIII a.C., quando Deus mandou Abraão procurar a terra prometida. Seu desenvolvimento ocorreu de forma conjunta ao da civilização hebraica, através de Moisés, Davi, Salomão, etc., sendo que foram esses dois últimos os reis que construíram o primeiro templo em Jerusalém.
Os judeus acreditam que YHWH (Javé ou Jeová, em português) seja o criador do universo, um ser onipresente, onipotente e onisciente, que influencia todo o universo e tem uma relação especial com seu povo. E também acreditam na vinda do Messias, o cumpridor da promessa de uma terra prometida para o povo judeu.
O entendimento dos conceitos de corpo, alma e espírito no judaísmo varia conforme as épocas e as diversas seitas judaicas. O Tanach não faz uma distinção teológica destes, usando o termo que geralmente é traduzido como alma (néfesh) para se referir à vida e o termo geralmente traduzido como espírito (ruakh) para se referir a fôlego. Deste modo, as interpretações dos diversos grupos são muitas vezes conflitantes, e muitos estudiosos preferem não discorrer sobre o tema. SAMI
Os livros sagrados
O livro sagrado dos judeus é a Bíblia (o velho testamento). O nome em hebraico é Tanakh - acrônimo hebraico para Torá (o pentateuco - Gênesis, Exodo, Levítico, Números, Deuteronômio), Neviim (os profetas - Josué, Juízes, Samuel I e II, Reis I e II, Isaías, Jeremias, Ezequiel e Os Doze), e Ketuvim (escrituras - Salmos, Provérbios, Jó, Ester, Rut, Lamentações, Cantico dos Cânticos, Eclesiastes, Esdras e Neemias, Daniel e Crônicas I e II). Muitas vezes a terminologia "livro sagrado" vem indicar apenas o pentateuco, mas isto é uma restrição do termo.
O Talmud também é um livro santo para os judeus (que encerra a parte legislativa do judaísmo), mas não é o "livro sagrado".
ANGELICA
Rituais e símbolos judaicos
Os cultos judaicos são realizados num templo chamado de sinagoga e são comandados por um