Juda Smo
Vimos através do seminário a respeito do Judaísmo o significado de muitos símbolos que os judeus utilizam, o significado das suas vestimentas, suas crenças, suas línguas. Falamos também que o judaísmo é uma das principais religiões abraâmicas, ela define a filosofia, a religião e o modo de vida dos seus seguidores, ou seja o povo judeu.
O judaísmo afirma uma continuidade histórica que abrange mais de 3.000 anos. É uma das mais antigas religiões monoteístas5 e a mais antiga das três grandes religiões abraâmicas que sobrevive até os dias atuais.6 7 Os hebreus/israelitas já foram referidos como judeus nos livros posteriores ao Tanakh, como o Livro de Ester, com o termo judeus substituindo a expressão "Filhos de Israel."8Os textos, tradições e valores do judaísmo influenciaram mais tarde outras religiões abraâmicas, incluindo o cristianismo, oislamismo e a Fé Bahá'í.9 10 Muitos aspectos do judaísmo também influenciaram, direta ou indiretamente, pela ética secular ocidental e pelo direito civil.
Só é considerado judeu quem nasce de uma mãe judia ou se converte de acordo com a lei juidaica ortodoxa. Um judeu que deixe de praticar o judaísmo e se transforme num judeu não-praticante continua a ser considerado judeu. Um judeu que não aceite os princípios de fé judaicos e se torne agnóstico ou ateu também continua a ser considerado judeu.
As pessoas que desejam se converter ao judaísmo devem aderir aos princípios e tradições judaicas. Os homens têm de passar pelo ritual do brit milá (circuncisão). Qualquer converso tem de passar ainda pelo ritual da mikvá ou banho ritual. Os judeus ortodoxos reconhecem apenas conversões feitas por seus tribunais rabínicos, seja em Israel ou em outros locais. As comunidades reformistas e liberais também exigem a adesão aos princípios e tradições judaicos, o brit milá e a mikvá, de acordo com os critérios estipulados em cada movimento.
Vida comunitária judaica é o nome dado à organização das diferentes comunidades judaicas no