Conflitos terminais
2.8.1 Conflitos terminal
Os conflitos terminais importantes, geram ações de ganha-perde, sendo elas:
A . Quando a pessoa acredita na só sua posição e não aceita mais nenhuma, perde-se objetividade.
B. atacar a outra parte faz com depreciamos nossa posição lançando duvidas sobre sua validade.
c. Desenvolve uma imagem negativa da outra parte, provocando-a, normalmente se perde o respeito e a confiança na outra parte.
Sparks observa, que o conflito terminal tira a capacidade do negociador de pensar sobre o conflito e entendê-lo. O problema em si, e comum em abas as partes fica de lado e prevalece as diferenças.
Na batalha ganha-perde, sempre tem o vitorioso e o perdedor, porém as duas partes sempre tendem a sair frustradas, é improvável que ambas as partes dêem o apoio autentico e aceitem felizes, o acordo realizado.
Nesse tipo de negociação prevalece o sentimentos competitivos e desconfiança de ambos os lados, compromete a percepção de que todos oferecimentos são mal intencionadas
Segundo Sparks, no conflito terminal deve-se evitar o uso de decisões de algum mecanismo ao acaso exemplo jogar uma moeda e tomar a decisão com base no lado que a mesma cair, mas também não deve-se postergar a decisão, fazendo com que continue.
2.8.2 Conflito Paradoxal
Segundo spaks é o método de por de lado, ou seja, um reordenamento na ordem em que as questões serão discutidas, e ambas as partes devem star de acordo, para que quando a mesma for retomada não existam duvidas sobre seu conteúdo.
Esse método não é muito utilizado pelos negociadores, mas pode trazer bebenficios interessantes, ficar mais calmo quando eles estão muito exaltados, e pensarem melhor no assunto.
2.8.3 Conflito litigioso
O conflito paradoxal é quando um ponto ou questão importante fomenta ações de ganha-ganha de um ou ambas as partes:
A. Sentir-se otimista em relação a si próprio e a outra parte. Compreensão e respeito pela outra parte e