JpdJ

1913 palavras 8 páginas
29/3/2014

Treine seu cérebro para ficar mais esperto e rápido
Assine 0800 703 3000 SAC Bate-papo

E-mail Notícias Esporte Entretenimento Mulher Shopping

BUSCAR

Pesquisar

ESPECIAIS

GALERIAS

REVIEWS

HANDS-ON

MEMÓRIA

Treine seu cérebro para ficar mais esperto e rápido
Por: Andrew Tarantola
28 de março de 2014 às 18:59

Gizmodo Brasil nas redes sociais
Follow

 123  0

Quer entrar no mercado de
TI? A gente conhece alguém que pode ajudar

Pode ser vigilante e usar celular no trabalho? Pode, não. Deve

Embarcadero: Um pouco de história para começar nossa conversa Nem todo mundo tem as habilidades de dedução quase sobrenaturais de um Sherlock
Holmes. Mesmo assim, basta treinar para conseguir construir um Palácio da Memória tão amplo quanto o do famoso detetive. Eis como você pode melhorar suas habilidades de memorização e raciocínio durante seu tempo livre.

Técnicas
Na série Sherlock, da BBC, muito das assustadoras capacidades mnemônicas de Holmes derivam de uma técnica que vem da Grécia Antiga, conhecida como “método de loci”.
Acredita-se que essa técnica foi desenvolvida pelo poeta Simónides de Ceos, depois de um edifício desabar sobre um banquete em que ele estivera. Simónides deu uma saidinha para encontrar alguns convidados que estavam atrasados quando o teto do lugar cedeu, esmagando as pessoas e deixando seus corpos irreconhecíveis. Entretanto, Simónides foi capaz de se lembrar de todo mundo que estava no evento baseado apenas no arranjo dos assentos, ou seja, das posições dentro da sala — por isso este método se chama “de loci”
(plural de locus, lugar). Holmes consegue um feito semelhante com fatos dissociados, amarrando as pontas de cada pedacinho de informação a um lugar de sua construção mental
— o Palácio da Memória. Você também pode fazer isso, com um pouco de prática.

Organize
Seu cérebro está constantemente sendo inundado por informações sensoriais, 24 horas por dia, 7 dias por

Relacionados