Jovens sedentarios
A falta de segurança e o sedentarismo junto ao hábito de ficar frente à TV ou ao computador, se revelaram como os principais fatores que distanciam os jovens das atividades físicas. Dados da pesquisa mostram que 48% praticam os 300 minutos de atividade física semanal recomendada pela OMS, o que daria em média 1 hora por dia, tendo os meninos mais ativos do que as meninas.
Para avaliar esses dados, foram analisados os exercícios físicos de lazer, como o futebol, a natação, o skate , etc e os exercícios físicos realizados com deslocamentos, isto é, ir a escola a pé e de bicicleta. A pesquisa mostrou 75% dos adolescentes fazem alguma atividade por lazer e 73% praticam atividades no deslocamento. Porém, mesmo com a junção dessas duas ações, esses não conseguem alcançar o mínimo de atividade física necessária para viver sem prejudicar à saúde.
Dessa forma, nota-se que existe uma grande tendência destes jovens em permanecer nesta vida sedentária quando adultos, comprometendo a saúde física por um longo tempo.
Passar muito tempo sentado em frente à TV ou ao computador, vida sedentária e postura incorreta fazem com que as pessoas tenham dores nas costas cada vez mais cedo. O problema incomoda 34% dos jovens de 16 a 24 anos, segundo uma pesquisa realizada pela empresa Mintel, do Reino Unido. Os dados são do jornal Daily Mail.
O levantamento realizado com britânicos constatou que a proporção de jovens com dores na coluna é semelhante à dos aposentados, já que 38% dos voluntários com mais de 65 anos relatam o desconforto. Dois quintos dos britânicos de todas as idades sofrem de dor nas costas.
“Muito tempo sentado enfraquece o tônus muscular e isso pode levar a dor nas costas”, disse a porta-voz da