José Francisco de Souza e os Galileus Pernambucanos
FACULDADE DE FORMAÇAO DE PROFESSORES DE NAZARÉ DA MATA - FFPNM
Curso de Licenciatura em Historia
José Francisco de Souza ou Zezé da Galiléia e a sociedade rural de Pernambuco em meios do século XX.
Acadêmico: Raphael Roma
Orientador: Alberon Lemos
Nazaré da Mata
2010
José Francisco de Souza ou Zezé da Galiléia e os camponeses da Zona da Mata de Pernambuco em meios do século XX.
Raphael Roma
Projeto de Pesquisa do Curso de Licenciatura em Historia da Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata, da Universidade de Pernambuco.
RESUMO: O presente projeto de pesquisa propõe-se a realizar uma pesquisa historiográfica acerca dos aspectos mais marcantes na sociedade da zona da mata de Pernambuco, mais precisamente no Engenho Galiléia, localizado no município de Vitória de Santo Antão, nos anos da década de 40, 50 e 60 do século XX, utilizando-se da historia de vida do senhor José Francisco de Souza, ou, como é mais conhecido, seu Zezé da Galiléia. O homem que propomos biografar foi um dos líderes do movimento rural brasileiro mais atuante à época citada, que é, não sendo outro, o conhecido como Ligas Camponesas.
Palavras-Chaves: Zezé da Galiléia ; Ligas Camponesas ; Camponeses da Zona da Mata de Pernambuco em meios do século XX.
INTRODUÇÃO: A Zona da Mata Pernambucana é uma região bastante destacada no âmbito da produção historiográfica brasileira, principalmente nos trabalhos voltados para a pesquisa no corte de tempo relacionado ao convencionado período colonial da América Portuguesa. Esta pesquisa pretende analisar a sociedade desta área em meados do século XX, a qual não deixa de ser influenciada pelas heranças históricas de um local de amplo destaque em datas passadas da historia brasileira. A busca dos vestígios da vida de José Francisco de Souza vem servir