Joseph John Thomson
Em 1890 casou-se com Rose Elisabth Paget, com quem teve dois filhos, seu filho George tornou-se um físico brilhante e chegou a receber um Prêmio Nobel por descobrir propriedades ondulatórias nos elétrons.
Thomson recebeu o Nobel de Física de 1906 pela descoberta dos elétrons. Foi nomeado cavaleiro em 1908. Em 1918 se tornou mestre do Trinity College em Cambridge, onde permaneceu até sua morte em 1940, foi enterrado na Abadia de Westminster, perto de Isaac Newton.
Os raios catódicos permitiram a descoberta do elétron, fato que constituiu a origem da Física Atômica. Êles permitem a medida da carga elétrica e da massa do elétron, que são dados muito importantes para a Física moderna. Na indústria e na técnica suas aplicações crescem dia a dia. Assim, a imagem fornecida pelos aparelhos de televisão é dada por um tubo de raios catódicos.
Em um tubo fechado a vácuo, contendo um gás rarefeito (submetido a baixas pressões), foram postos dois eletrodos com polos contrários (positivo e negativo) e estabelecendo entre eles uma diferença de potencial elétrico fornecido por uma fonte externa. Ao aplicar uma descarga elétrica, percebeu-se um feixe de luz ligando um polo ao outro. Experimentos realizados colocando um obstáculo material dentro do tubo e entre os polos, após a mesma descarga elétrica, viu-se a formação de uma sombra em direção ao polo positivo.
Os cientistas atribuíram essa mancha aos raios provenientes do