recrutamento
LIVRO: ‘’RECRUTAMENTO E SELEÇAO POR COMPETENCIAS’’
Ailson Ferreira Frota Filho
São Gonçalo do Amarante - CE Março - 2014
INTRODUÇÃO
O Âmbito Organizacional de uma empresa ,necessita-se de muito aprendizado ,perspicácia, conhecimentos e tudo que envolve sua totalidade. Esses é um dos muitos motivo que se faz necessário o Recrutamento e seleção por competências. Descreverei de acordo com os conhecimentos adquiridos, através da leitura do livro: os conceitos de cada processo ,a identificação dos mesmos em algumas situações e a análise que o mesmo apresentou com bastante objetividade. Espero esclarecer duvidas quanto ao assunto que relatava o livro, trazendo o esclarecimento á respeito de vários temas que o mesmo abordou tão CLARAMENTE.
O RECRUTAMENTO PODE SER DE TRÊS TIPOS:
Recrutamento externo: quando damos a oportunidades para os funcionários que já fazem parte da organização.
Recrutamento interno: quando o preenchimento da vaga é feita através de candidatos que não fazem parte da organização.
Recrutamento misto: quando usamos os dois tipos acima citados, quando mesclamos os participantes.
SELEÇÃO: É o processo pelo o qual uma organização escolhe de uma lista de candidatos a pessoa que melhor alcança os critérios de seleção para a posição disponível.
COMPETÊNCIAS: Existem quatro tipos de competências: Essenciais, Distintas, Organizacionais e de suporte. Assim formam um conjunto de conhecimento, habilidade e atitude.
PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO POR COMPETÊNCIA
RECRUTAMENTO
RECRUTAMENTO INTERNO: É a busca de candidatos que já fazem parte da organização para suprir a vaga disponível.
RECRUTAMENTO EXTERNO: É o preenchimento das vagas em aberto por candidatos que não fazem parte do quadro efetivo de funcionários da organização.