jose marques de melo
Primeiro Doutor em Jornalismo titulado por universidade brasileira, foi um dos fundadores da ECA-USP. tendo dirigido mais de 60 dissertações de mestrado e 25 teses de doutorado no âmbito das Ciências da Comunicação. Entre prêmios e títulos, coleciona mais de 50 honrarias
José Marques de Melo nasceu em junho de 1943, em Palmeira dos Índios (AL). É jornalista, professor universitário, pesquisador científico e consultor acadêmico. Começou a trabalhar como jornalista, em 1959, integrando as equipes dos jornais Gazeta de Alagoas (AL) e Jornal de Alagoas (AL), atuando depois no Jornal do Commércio (PE), Última Hora/Nordeste (PE), A Gazeta (SP), O São Paulo (SP) e na Revista de Cultura Vozes (RJ). Colaborou ainda como articulista dos jornais O Estado de S.Paulo (SP), Folha de S.Paulo (SP), Correio Braziliense (DF), Zero Hora (RS), Diário do Grande ABC (SP), Diário de Pernambuco (PE) e A Tarde (BA).
Iniciou a carreira acadêmica em 1966, no Recife (PE), como assistente do professor Luiz Beltrão, no Instituto de Ciências da Informação da Universidade Católica de Pernambuco, transferindo-se logo em seguida para São Paulo. Nessa ocasião, foi convidado por Octávio da Costa Eduardo para trabalhar como diretor de pesquisas do Instituto de Estudos Sociais e Econômicos (Inese), onde começou a ganhar reputação como pesquisador comunicacional. Fundou, em 1967, o Centro de Pesquisas da Comunicação Social da Faculdade de Jornalismo Cásper Líbero, então vinculada à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).
Docente-fundador da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP/SP), ali obteve os títulos de doutor em Ciências da Comunicação, livre-docente, professor-adjunto e professor catedrático de Jornalismo. Dirigiu o Departamento de Jornalismo e Editoração da entidade durante vários anos, atividade somente interrompida durante o regime militar, quando esteve impedido de exercer a docência em universidades públicas brasileiras.