Marquês de Ppmbal
3862 palavras
16 páginas
Marquês de PombalPolítico e diplomata português, Sebastião José de Carvalho e Melo nasceu a 13 de maio de 1699 e casou,aos 23 anos, com uma senhora 10 anos mais velha e viúva.
Foi embaixador de D. João V nas cortes inglesa e austríaca. Embora sem significativo sucesso paraPortugal, estas missões foram importantes para a formação política e económica de Sebastião José deCarvalho e Melo. Na Áustria casou, em segundas núpcias, com D. Leonor Daun. Em 1750, com a subida aotrono de D. José, foi nomeado secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra. A sua grandecapacidade de trabalho e de chefia revelou-se na forma como encarou o trágico terramoto de 1755,momento a partir do qual se tornou o homem de confiança de D. José I. Empenhou-se fortemente no reforçodo poder régio, diminuindo o poder de algumas casas nobres. A 13 de janeiro de 1759, acusados detentativa contra a vida do rei, o duque de Aveiro, o marquês de Távora e a sua mulher foram torturados e executados em ato público.
Quando o rei D. José morreu e a rainha D. Maria I subiu ao trono, em 1777, o Marquês foi afastado do seu trabalho na corte.
Em 1779, depois de uma queixa contra ele feita por um comerciante muito importante, o Marquês de Pombal foi condenado ao desterro! Como já era muito idoso, não o obrigaram a ir para o estrangeiro.
Cronologia: Marquês de Pombal (1699-1782)
1699
Nasce Sebastião José de Carvalho e Melo, futuro Marquês de Pombal. Sebastião José era o mais velho de doze irmãos dos quais sobressaíram dois em importância; Paulo de Carvalho e Mendonça (1702-1770) e Francisco Xavier de Mendonça Furtado (1700-1779), fiéis colaboradores do irmão.
1702
Lei Anti-sumptuária.
22 de Agosto. Tratado de Neutralidade assinado por Portugal com a Inglaterra e os Estados Gerais das Províncias Unidas.
Funda-se no Rio de Janeiro a Casa dos Quintos, onde passa a ser fundido o ouro em pó.
1703
Portugal rompe relações com a França e alia-se à Inglaterra e Holanda.
Lisboa, 27 de