Jornalismo
Gênero: Conceito dos anos 70 - Criado para distinguir a dimensão biológica da dimensão social, baseando-se no raciocínio de que há machos e fêmeas na espécie humana, no entanto, a maneira de ser homem e de ser mulher é realizada pela cultura. Assim, gênero significa que homens e mulheres são produtos da realidade social e não decorrência da anatomia de seus corpos.
Sexo Biológico: informações cromossômicas, órgãos genitais, capacidades reprodutivas e características fisiológicas secundárias que distinguem machos e fêmeas.
Sexualidade: Refere-se às elaborações culturais sobre os prazeres e os intercâmbios sociais e corporais que compreendem desde o erotismo, o desejo e o afeto, até noções relativas à saúde, à reprodução, ao uso de tecnologias e ao exercício do poder na sociedade.
Orientação Sexual: Refere-se à capacidade de cada pessoa de ter uma profunda atração emocional, afetiva ou sexual por indivíduos de gênero diferente, do mesmo gênero ou de mais de um gênero. Há três orientações sexuais preponderantes: homossexualidade, heterossexualidade e bissexualidade.
Não se deve falar Homossexualismo, deve se usar homossexualidade. O termo anterior era usado como distúrbios mentais. O sufixo “ismo” (terminologia referente à “doença”) foi substituído por “dade” (que remete a “modo de ser”).
Bissexual: Pessoa que se relaciona afetiva e sexualmente com pessoas de ambos os sexos/gêneros.
Bissexualidade é o termo utilizado para descrever a experiência bissexual.
Cura da homossexualidade: A Ciência, no