Jornal escolar pode dar o que falar!
...pode dar o que falar.
Tema: “Jornal Estudantil”
Publico Alvo
Alunos do Ensino Fundamental ( 5ª a 8ª série)
Área do conhecimento
Português e Informática
Justificativa
Quando se praticam jogos de grupo a experiência se engrandece já que a sociabilidade é agregada à vida da criança, surgindo assim os primeiros sentimentos morais e a consciência de grupo.
Quando a criança joga compromete toda sua personalidade, conhece seus colegas, socializando-se e confrontando idéias. O jogo é o "trabalho" da infância ao qual a criança dedica-se com prazer, criando assim uma responsabilidade e respeito diante das demais crianças e as regras de convivência.
Objetivos
• Aprender a importância de redigir textos de forma coesiva. • Ter contato com mais uma ferramenta indispensável na sua formação educativa que é o uso dos computadores. • Oportunizar a prática de digitação, edição e elaboração de textos que serão lidos por outros alunos do mesmo grupo escolar. • Ter a consciência critica, aprender a analisar e repassar de forma verdadeira os acontecimentos de maneira clara, objetiva e respeitosa.
Conteúdos
Procedimentos Metodológicos
1º momento: Mostrar programas dos computadores usados para elaboração de projetos relacionados à edição de textos tais como folders, artigos, jornais e etc. 2º momento: em grupo os alunos receberão uma indicação para o trabalho a ser realizado a classe ficará dividida em diversas áreas que compõem um jornal (redação, notícias esportivas, destaques da semana e acontecimentos gerais, horóscopo, piadas e outros. 3º momento: deixar os alunos produzirem seus próprios textos sobre os temas determinados, logo em seguida juntamente com a parte da redação reescrever todo o texto, organizando a estrutura das frases e fazer correção de palavras empregadas inadequadamente. 4º momento: depois que todos os alunos participarem da elaboração da primeira etapa ou edição 1º do jornal, a