Jornal do sul
O contexto empresarial – GDS (Grupo do Sul)
O GDS foi fundado em 1957. Nesses 55 anos o Grupo do Sul fez diversas aquisições e lançamentos de veículos de comunicação nos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, estando hoje constituído por 64 unidades de negócios: 18 emissoras de TV aberta, duas emissoras de TV comunitária, um canal de TV segmentado (Canal Rural), 26 emissoras de rádio, oito jornais (sendo um deles o Jornal do Sul), quatro portais de internet, uma editora, uma gravadora, uma empresa de logística, uma empresa de marketing e relacionamento com o público jovem e uma fundação.
O Jornal do Sul
O Jornal do Sul foi fundado em 20 de Setembro de 1971 na cidade de Blumenau por um grupo de empresários locais. Em 1992, o jornal foi adquirido pelo GDS e passou a fazer parte do seu portfólio de veículos de comunicação. Os primeiros 10 anos do jornal sob gestão do GDS não trouxeram os resultados esperados. Apesar dos altos investimentos realizados, não apresentou indicadores econômicos compatíveis com os demais veículos de comunicação do grupo.
A partir desse histórico de maus resultados, se fez necessário um grande “turnaround” na gestão, o que foi realizado em 2002. Essa mudança estava alinhada com o processo de profissionalização da gestão que estava acontecendo no GDS naquele momento e significou um passo importante rumo a indicadores de desempenho mais favoráveis.
Os resultados alcançados foram positivos, mas ainda insuficientes para colocar a rentabilidade do Jornal do Sul em linha com aquelas obtidas pelos demais jornais do GDS. A busca por eliminar esse gap de rentabilidade, aliada à série de desafios que vem sendo impostos ao negócio “jornal” pelas mudanças no ambiente externo, reforçam a importância da gestão de pessoas com um dos principais pilares de sustentação do crescimento nos resultados. Hoje, o Jornal do Sul possui um total de 198 funcionários sendo que desse total, 36 atuam diretamente