Jornal Cândido
Histórico da publicação: O nome do periódico, realizado pela Biblioteca Pública do Paraná se dá em homenagem à Cândido Lopes, fundador do primeiro periódico do Paraná, o Dezenove de Dezembro (1854). A primeira publicação foi em agosto de 2011 e, para comemorar o mês de seu nascimento, Paulo Leminski foi tema principal da edição, que teve capa dedicada ao poeta curitibano. Outra homenagem foi a capa do jornal com Helena Kolody, na edição de outubro de 2012, data em que a escritora completaria 100 anos. Na publicação, além de reportagens, depoimentos, poemas e ilustrações, é feito um resgate da participação da artista no projeto “Um escritor na Biblioteca”, realizado em 1985.
O veículo foi construído baseado nos periódicos paranaenses Joaquim – editado pelo escritor mítico Dalton Trevisan – e Nicolau – comandado por Wilson Bueno –, de 1940 e 1990 consecutivamente. Como seus antecessores, o Cândido tem intuito de ser meio de propagação da cultura paranaense e brasileira, abrindo mais um canal de diálogo com os frequentadores da Biblioteca Pública do Paraná e promovendo a formação de novos leitores.
A proposta partiu do Diretor da Biblioteca Pública do Paraná, Rogério Pereira, com o intuito justamente de motivar, principalmente gente jovem, a ler e buscar as referências que o jornal traz mensalmente, de escritores e livros. Também é um canal de divulgação dos autores locais e da literatura paranaense em geral. Várias edições foram dedicadas a escritores nascidos ou radicados no Estado, o que certamente contribui para fortalecer a cena local. Ainda mais porque há pouco espaço na imprensa local para falar da nossa cena literária. Entretanto, em geral, há sempre espaço para obras interessantes do Brasil todo, independente do RG do escritor.
No jornal Cândido, algumas seções foram sazonais. Cumpriram seu papel e deram lugar a novas propostas, como a Making of, em que a trajetória editorial de grandes obras da literatura são contadas em uma